sexta-feira, 10 de junho de 2011

Publicidade ou Propaganda!

Se alguém parar você no meio da rua e pergunta: qual é a diferença entre a publicidade e a propaganda? Você saberia responder? A grande verdade é que até mesmo quem trabalha na área é fácil confundir.

Os estudiosos falam que “elas” são como irmãs gêmeas, bem parecidas, mas na essência são bem diferentes. Até é perdoável que pessoas leigas não saibam a diferença, mas para quem é da área, é preciso saber bem como defini-las, pois o bom profissional se faz pelo seu conhecimento prático e sua base teórica.

Analisando os aspectos da etimologia das duas palavras conseguimos formar uma idéia do principio sobre essa diferença. É importante frisar que existe um universo de significados e ao mesmo tempo complicado, pois existem inúmeras terminologias.

Mas para tentarmos entender um pouquinho dessa idéia, vamos buscá-la na sua origem, por exemplo a palavra propaganda vem do latino “propagare”, ou seja, propagar. A propaganda é um instrumento de persuasão de idéias, uma ideologia podendo ser aplicada para religiões, política, esporte e dentre outras. Lembrando também que ela esta associada para bens e serviços.

Já a sua co-irmã publicidade, vem do latin “publicus”, é a maneira de tornar pública alguma coisa. Publicidade é o esforço de comunicação que busca influenciar certos hábitos, entretanto, sem o aparecimento do anunciante.

Como existem diferentes definições e interpretações, ao longo do tempo, estes conceitos também adquirem novas formas de leitura.

A publicidade, porém, conota a promoção de serviços e produtos, incentivando o consumo, classificando-se conforme seja, em: publicidade de produto, de serviços, de varejo, comparativa, cooperativa, industrial e de promoção.

Mas porém, para o anunciante, o que vale no final das contas, é a publicidade e a propaganda que geram resultados. Publicidade como termo relacionado à promoção de produtos e serviços, estimulando o aspecto promocional e comercial.

De maneira prática e simplificada vamos ver o exemplo da campanha ao combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário